Emater-MG encerra o ano com resultados positivos em Ribeirão das Neves
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Emater-MG encerra o ano com resultados positivos em Ribeirão das Neves

Emater-MG  encerra o ano com resultados positivos de projeto social em Ribeirão
das Neves

Costureiras são incentivadas a produzir com sustentabilidade

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) encerra o ano de 2010 comemorando também os resultados sociais de muitos projetos e programas implantados no meio urbano de vários municípios mineiros. Um deles, desenvolvido pelo escritório da empresa,  em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, vem sendo responsável pela capacitação de mulheres em corte, costura e reforma de roupas, desde 2006.

Parte das mulheres treinadas pela Emater-MG desenvolveram a atividade em suas casas ou foram contratadas. Outras, sob a coordenação da empresa, aderiram a um trabalho coletivo, formando cinco grupos de costureiras. Além da produção de roupas e consertos,  elas investiram na confecção de bolsas, colares, colchas de retalho, chaveiros e capas de óculos, entre outros produtos.

O trabalho, que atende pelo nome de Projeto Costura e Arte – Solidariedade e Sustentabilidade, formou neste ano 15 turmas de cerca de 12 alunos cada, além de seis monitoras para oficinas regionais em Ribeirão das Neves e  municípios vizinhos.  A iniciativa, que mistura arte e sustentabilidade, tem por objetivo gerar recursos para mulheres  de baixa renda, com o aproveitamento de  retalhos de tecidos e outros materiais doados, geralmente destinados ao lixo.
 
Segundo a extensionista da Emater-MG local, Maria de Fátima Singulano, responsável pela criação do projeto, a fabricação das peças tem estimulado a criatividade e as habilidades das participantes. Também tem incentivado a responsabilidade ambiental. "Além de agregar valor aos tecidos, com a comercialização das peças em feiras no município e na região, também trabalhamos a questão ambiental. Durante as oficinas, que são realizadas semanalmente, discutimos sobre o papel de cada uma no processo de preservação do meio ambiente", explica.

Sustentabilidade

A mistura de arte e sustentabilidade pode ser conferida em muitas peças. Para a confecção de botões, por exemplo, as artesãs utilizam tampa de creme dental ou tampa de detergente, evitando fivelas e correntes. O objetivo é sempre trabalhar com o que se tem, adaptando os materiais reciclados às necessidades do momento, conforme explica  a autora do projeto. Maria de Fátima aproveitou a experiência para desenvolver o tema da própria monografia de graduação em Design de Moda, concluído na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), uma das parceiras do projeto  desde 2007.

De acordo a técnica, o sucesso do projeto se deve a parcerias negociadas com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de empresas do setor privado, associações de bairros, igrejas e parlamentares, entre outros, que contribuíram para estruturar o projeto com máquinas de costura e a participação dos produtos em feiras e eventos.

A capacitação  oferecida pela Emater-MG, em Tecnologia de Produção, abordou temas como: qualidade dos produtos, comercialização, cooperativismo e associativismo, além da importância e de como registrar as informações de venda e compra de matéria-prima. O público alvo participante contou com donas de casas mobilizadas pelas associações locais, mães filiadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e internas do presídio feminino de Ribeirão das Neves. “Para o próximo ano, a proposta é continuarmos acompanhando os grupos, tendo como foco o processo de comercialização dos produtos”, acrescenta a extensionista Maria de Fátima Singulano.
 


Agência Minas eBlog, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no
www.youtube.com/governodeminasgerais.


Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo de Imprensa
Jornalista: Terezinha Leite
(31) 3349-8021

 Publicado em: 28/12/2010

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados