Gestor da agenda: Bernardino Cangussu
Foco da agenda: Competitividade da cadeia de valor do café sobretudo para os agricultores familiares.
O café apresenta grande relevância no trabalho da Emater MG, principalmente em função dos impactos da cafeicultura no âmbito econômico, ambiental e social e da crescente demanda de assistência técnica e extensão rural pelos agricultores e de assessoria técnica na implementação de programas e projetos governamentais. A Agenda é, portanto, um instrumento importante para estruturar e organizar a atuação da Emater potencializando os resultados da ação extensionista e promovendo a integração de todas as áreas da empresa e parceiros, objetivando uma prestação de serviço de qualidade, eficiente, que alcance os diversos segmentos da cadeia e atenda aos anseios dos cafeicultores.
Desafios e Proposições:
Eficiência no uso de recursos naturais, água e solo
Competitividade da cafeicultura com possibilidades limitadas de mecanização
Ampliação do número de agricultores utilizando ferramentas do Programa Certifica Minas Café
Sucessão da agricultura familiar na cadeia de valor do café
Programa Certifica Minas Café
Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras coordenado pela SEAPA e executado pela Emater–MG e IMA, para promover a adequação das propriedades cafeeiras de Minas Gerais às boas práticas de produção, com responsabilidade ambiental e social, agregando valor à cadeia do agronegócio do café, para atender as exigências dos mercados e a legislação brasileira. Tem 1200 propriedades certificadas e 800 em processo. Parcerias com Traders e organismos internacionais.
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Tem como objetivo incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés de Minas Gerais, como meio mais eficaz na conquista de maiores mercados, agregar valor ao produto e atender à crescente demanda por produtos diferenciados
Circuito Mineiro de Cafeicultura
São eventos a cafeicultores com palestras para difusão de tecnologia a produtores, buscando melhorar a qualidade de produção, aumentar a produtividade, diminuir os custos de produção e por consequência, melhorar a renda dos cafeicultores. Este ano 35 eventos com público estimado de 10.000 participantes.
Parcerias:
Contato: Bernardino Cangussu - bernardino@emater.mg.gov.br
Matérias Relacionadas